Arquivo do blog

domingo, 18 de julho de 2010

Hamachi e Garena: programas que simulam redes virtuais para que os gamers divirtam-se online

No mundo dos games existem alguns títulos desenvolvidos para serem jogados em uma rede local. É só juntar os amigos em casa ou na lan house e começar a diversão virtual. O único defeito desses títulos é que muitas vezes eles não oferecem a função multiplayer pela Internet - aquela feita em servidores online.

Dessa maneira, as partidas ficam prejudicadas; com a impossibilidade de jogá-las na Internet, é necessário sempre reunir os competidores em um único local, com os computadores conectados e configurados em uma rede.

Para driblar essa limitação, existem dois aliados importantes: o Hamachi Em português No ranking semanal e o Garena Em português No ranking semanal. Esses dois nomes são programas que simulam uma rede local, para que pessoas espalhadas ao redor do mundo possam jogar através da Internet.

As diferenças

Enquanto o Garena é uma ferramenta desenvolvida especialmente para os gamers, o Hamachi é um programa mais robusto. O segundo aplicativo simula uma rede completa, já que, além de ter a função para jogos, permite que o usuário troque arquivos, acesse pastas e utilize impressoras - da mesma maneira que em uma rede comum. Se você é apenas um jogador, fique com o Garena; mas, se precisa de uma ferramenta mais profissional, a opção ideal é o Hamachi.

Call of Duty 4 jogado no Garena

O Hamachi

A palavra que define o Hamachi é a praticidade: em menos de 2 minutos é possível criar facilmente a rede desejada. Com alguns cliques do mouse os convidados conectam-se a ela. O programa não requer nenhum tipo de configuração extra, já que ele reconhece de maneira automática todas as pastas e arquivos marcados como compartilhados pelos convidados.


O programa é seguro, já que as redes criadas possuem senha, e os dados transmitidos são criptografados. Isto garante que nenhum enxerido acesse a rede pessoal do usuário e roube dados confidenciais.

O Garena

Antes de começar a utilizar o Garena, é necessário efetuar um pequeno cadastro dentro do próprio programa. Leva um pouco de tempo até a achar os botões, pois a interface do programa é um tanto quanto desorganizada.


Logo após esse cadastro, o jogador terá à disposição uma lista de títulos que são compatíveis com o Garena. Há como criar uma sala própria ou entrar em uma já existente. Algumas dessas salas possuem senha, para que apenas os convidados autorizados possam utilizá-la.

*Lista de jogos compatíveis

*Essa lista é modificada conforme o tempo. Novos jogos podem ser adicionados e alguns apagados do banco de dados.

A importância da conexão

Nos dois programas que simulam a rede virtual é necessário que os usuários tenham uma boa conexão de banda larga, a fim de que eles funcionem satisfatoriamente. Caso contrário, a experiência não será boa - sobretudo no Garena, que é voltado somente para os games em rede.

Nenhum comentário:

Postar um comentário